COMANDANTE DA ACADEMIA MILITAR DE PORTUGAL VISITA CONGÉNERE BRASILEIRA

COMANDANTE DA ACADEMIA MILITAR VISITA CONGÉNERE BRASILEIRA

Academia Militar de Portugal

21 de junho de 2017

O Comandante da Academia Militar (AM), Major-General João Vieira Borges, visitou a Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN, Brasil – Resende), no período de 5 a 9 de junho, a convite do Comando daquela Escola Militar, no âmbito da promoção do intercâmbio entre as duas Academias de língua portuguesa, assim como do fortalecimento dos laços entre os Exércitos de Portugal e do Brasil.

Recebido pelo General de Brigada Ricardo Costa Neves, Comandante da AMAN, o Major-General Vieira Borges foi alvo da maior atenção e cuidado por parte de todos os servidores daquela grande e ancestral Academia Militar (cuja história remonta à Academia Real Militar – 1811). O Comandante da AM foi alvo de várias palestras (Comandante, Comandante do Corpo de Cadetes, Diretor de Ensino, Diretor da Gestão do Conhecimento, Chefe da Secção de Doutrina e Liderança, Bibliotecário, etc.) e teve oportunidade efetuar uma conferência sobre a Academia Militar e a reforma do Ensino Superior Militar em Portugal. Participou ainda em vários eventos com os alunos (cerca de 1900), designadamente nas formaturas de avançar do rancho, do dia da Arma de Artilharia (que se comemora a 10 de junho mas que teve vários eventos durante a semana) e no curso de montanha que teve lugar na região do maciço das Agulhas Negras (e da responsabilidade da seção de instrução especial). Entre as várias visitas efetuadas destacam-se a carreira de tiro, o simulador de apoio de fogos, os edifícios do comando, da direção de ensino e do corpo de cadetes, a biblioteca e a secção de artilharia.

Na AMAN, “célula-mater do Exército Brasileiro”, são formados os oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. O curso de Bacharel (Licenciado) em Ciências Militares tem a duração de cinco anos, sendo o primeiro ano realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP) e os quatro anos seguintes na AMAN, onde os alunos recebem uma sólida formação humanística, militar, científica e tecnológica.

A visita foi particularmente enriquecedora para o Comandante da AM e certamente consequente para ambas as partes, em especial no que diz respeito ao reforço do intercâmbio ao nível de discentes, docentes, investigação e frequência de cursos. O Comandante da AM agradece a feliz estadia na AMAN, “célula-mater do Exército Brasileiro” e deseja as maiores felicidades a todos os que servem o Brasil naquela grande Escola de formação de oficiais.

Link: http://academiamilitar.pt/comandante-da-academia-militar-visita-congenere-brasileira.html


Sede Central
Av. Rio Branco 251 - Centro
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3125-8383
Sede Lagoa
Rua Jardim Botânico 391 - Jrd. Botânico
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 2197-8888
Sede Cabo Frio
Av. dos Astros 291 - Praia do Foguete
Cabo Frio/RJ - Tel.: (22) 2643-3537

Slider by webdesign