Aula no Curso de Extensão Cultural da Mulher

O Curso de Extensão Cultural da Mulher-Clube Militar-Lagoa, recebeu na tarde do dia 16 de agosto de 2017, como convidada palestrante, a Professora Vera Cabana, Doutora em História Social pela UFRJ com a Tese, “Colégio Pedro II: um lugar de memória.” Tem em sua bagagem cultural vários outros títulos como Assessora Pedagógica do Departamento Acadêmico de Desenvolvimento e Projetos de Inovações, da UERJ e Sócia Honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro onde ingressou em 2009 e exerce inúmeras e significativas atividades como membro de várias comissões.

A Prof. Vera, na sua tese de Pós Doutorado, dedica-se à pesquisa de uma personagem da nossa História, cujo primeiro contato se deu através da figura de Diogo Cavalcanti de Albuquerque, filho de senhor de engenho, proeminente político na região Nordeste, monarquista histórico.

Em 1871, aos 42 anos, casa com Amélia Machado de Coelho e Castro, futura Viscondessa de Cavalcanti, 24 anos mais jovem do que ele e considerada uma das mais notáveis damas da corte do Segundo Reinado.

Clube_Militar_Curso_01    Clube_Militar_02

Clube_Militar_03    Clube_Militar_04