Campanha pela Moralidade Nacional

Topo Campanha [08abr15]

 

 

CAMPANHA DA MORALIDADE

Ricardo Veiga Cabral

Nos tempos atuais, temos nos confrontado com uma enorme gama de escândalos alicerçados nos chamados “malfeitos”.

Terão os bons costumes mudado?

Com grande ousadia, talvez confiantes na impunidade, agentes públicos e privados tornaram-se íntimos em empreitadas tão gigantescas e quanto ariscadas.

Em nome dos objetivos contestáveis – fundos partidários e privados – consumaram episódios, talvez, nunca antes ocorrido na vida nacional, pelo menos em tal grandeza.

O povo brasileiro, em geral pouco afeito a movimentos político-sociais, exceção na era Collor, e recentemente em julho de 2013, parece não se mobilizar ou aguardar o desdobramento da crise de moralidade que estamos assistindo.

O que nos leva a tal situação?

O desânimo causado pela lenta ação da Justiça e as penas leves dos envolvidos, quando são punidos. A leniência predomina nas nossas relações sociais, tornando-se prática levar-se vantagens indevidas em quaisquer negócios. O normal tornou-se o “por fora” ou propina nas tratativas.

Mas não é! Como afirma o antropólogo Roberto Da Matta a corrupção é um abominável autocanibalismo.

A corrupção não prestigia o respeito ao próximo, a ética e a moral. Não se pode admitir tal comportamento como prática normal e socialmente aceita.

Nosso país passa atualmente momento de vergonha no cenário mundial, embora saibamos que esse comportamento incorreto não é privilégio dos brasileiros. Mas não justifica.

Esperamos que as ações adotadas pelo Ministério Público seja exemplar e sirva para coibir de uma vez por todas o quadro vexatório no qual estamos presenciando.

Não basta só educar o povo e ensiná-lo a cumprir as boas regras da civilidade, é preciso dispor de meios cada vez mais aperfeiçoados e atualizados para inibir os “malfeitos”.

 

Ricardo Veiga Cabral é V Alte da Marinha do Brasil e atualmente exerce o cargo de presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.


Sede Central
Av. Rio Branco 251 - Centro
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3125-8383
Sede Lagoa
Rua Jardim Botânico 391 - Jrd. Botânico
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 2197-8888
Sede Cabo Frio
Av. dos Astros 291 - Praia do Foguete
Cabo Frio/RJ - Tel.: (22) 2643-3537

Slider by webdesign