CECM: Atividades de Setembro do Curso de Extensão Cultural da Mulher

Confira como foram as aulas do Curso de Extensão Cultural da Mulher no mês de setembro de 2017, na Sede Lagoa do Clube Militar:

A primeira aula do mês, em 06 de setembro, véspera da data da Independência do Brasil, recebemos a Professora Isabel Lustosa, pesquisadora do Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa, do qual foi chefe de 1998 a 2000. O tema foi “D. Pedro I: um Príncipe dividido”, exatamente em comemoração ao feriado do dia seguinte.

A palestrante, Isabel Lustosa, há cerca de vinte e cinco anos vem publicando na grande imprensa, resenhas de alguns dos principais livros nas áreas de História e Ciências Sociais editados no Brasil e que constituem, através dessa atividade, uma grande bagagem de conhecimento sobre o estado da arte daquelas áreas. Especializou-se, entre outros temas, em estudos sobre a história da imprensa brasileira, com ênfase no humor e na caricatura. É autora de mais de uma dezena de livros e vídeos sobre personalidades do Brasil.

Clube_Militar_CECM_01    Clube_militar_CECM_02

Clube_militar_CECM_03    Clube_militar_CECM_04

No dia 13/09, foi realizado um passeio de escuna através do Programa “Corsário Carioca” e a aula foi muito especial! Apresentações artísticas com personagens históricos devidamente caracterizados, Oficina “O Mundo Encantado das Especiarias” fez parte do roteiro do passeio organizado por uma equipe de historiadores, oceanógrafo, biólogo e dois oficiais do Grupo Marítimo de Salvamento.

Clube_Militar_CECM_05   Clube_Militar_CECM_06

Clube_Militar_CECM_06    Clube_Militar_CECM_07

Clube_Militar_CECM_08   Clube_Militar_CECM_09

Clube_Militar_CECM_10    Clube_Militar_CECM_11

Clube_Militar_CECM_12   Clube_Militar_CECM_12

Clube_Militar_CECM_13   Clube_Militar_CECM_14

Na aula do dia 20 de setembro, tivemos a presença da Jornalista Rosane Lopes, Mestre em Comunicação com a tese “Comunicação de Risco e Riscos da Incomunicação.” Seus conhecimentos a conduziram aos longínquos recantos do Oriente onde muçulmanos de várias etnias lutam entre si, numa guerra histórica, cultural e, principalmente, política. Por isso, o tema desse  encontro teve o título “Iraque-Rostos e Faces de um País Resiliente” onde nos foi apresentada, através da fala cativante e objetiva da palestrante, a capacidade e coragem dos refugiados que enfrentam crises diárias de dificuldades de toda ordem e saem fortalecidos.

Clube_Militar_CECM_14    lube_Militar_CECM_15

lube_Militar_CECM_16     Clube_Militar_CECM_16

Clube_Militar_CECM_17    Clube_Militar_CECM_18

No último dia de aula do mês de setembro, o Curso de Extensão Cultural da Mulher-Clube Militar, recebeu  o Professor Edison Borba numa brilhante palestra-aula sobre “Saúde na Espécie Humana”. Com seus profundos conhecimentos de Biologia e Genética aliados à didática e empatia com o público presente, não resta dúvida que a tarde foi deliciosamente aproveitada em todos os sentidos. Conceitos importantes foram trazidos e enfaticamente repetidos como fundamentais ao tema:

O quê é Saúde? O que existe é Doença ou Doente? A Espécie Humana está ingerindo e respirando elementos inerentes a ela? Sei qual são as minhas necessidades para o melhor funcionamento do meu corpo? Em caso positivo, eu as satisfaço? O meu relógio biológico é atendido no momento em que é acionado?

Muitas perguntas foram feitas, muitas interrupções curiosas e fatos outros narrados com exemplos que só despertavam mais questionamentos. Certamente que o Prof. Edison vai voltar para outras palestras tão interessantes e instrutivas como a de hoje.

Clube_Militar_CECM_01    Clube_Militar_CECM_02

WhatsApp Image 2017-09-28 at 12.02.52 (1)