Curso de Extensão Cultural das Mulheres – Outubro

Dando continuidade no calendário de atividades do CECM, no dia 02 de outubro tivemos a palestra “Amazônia Legal e Ilegal: Desafio Continental”, aplicada por Rodrigo Tolentino. A Amazônia é um desafio de gestão continental. Torna-se, assim, fundamental conhecer os detalhes desta vasta região. O professor Rodrigo apresentou um pouco mais sobre os detalhes e segredos deste lugar tão rico.

cecm-clube-militar                       cecm-clube-militar

Já no dia 9 de outubro, o professor Paulo Debom levou a turma para visitar o Museu de Belas Artes, onde podemos visitar os principais marcos da história da arte brasileira do século XIX, período de grande riqueza que lançou os fundamentos de nossa cultura.

cecm-clube-militar                                                         cecm-clube-militar

cecm-clube-militar                                                                      cecm-clube-militar

cecm-clube-militar                                                                         cecm-clube-militar

No dia 16 de outubro, o professor Hélio Dias ministrou a palestra “Reis, rainhas e amantes”, mostrando uma visão geral sobre a iconografia de símbolos do poder na História da Arte Ocidental, em conceitos que são utilizados até hoje por políticos e celebridades na consolidação de sua imagem perante o mundo.

cecm-clube-militar                                                             cecm-clube-militar

O cinema é uma forma de arte e um meio de comunicação fundamental para estimular a reflexão e o diálogo sobre diversos temas que envolvem o comportamento humano. No dia 23 de outubro, tivemos o Cine Debate, com o professor André Muniz. Assistimos a comédia francesa de 2014, “Que Mal Eu Fiz a Deus?”.

cecm-clube-militar

cecm-clube-militar                                                          cecm-clube-militar

A programação de outubro foi encerrada no dia 30, com a palestra “Mulheres do Olimpo”, da professora Ana Cristina Nadruz. Através de obras de arte importantes da história, Ana falou sobre as seis principais deusas gregas que, de acordo com o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, tem as características das mulheres, os mitos, a espiritualidade, os desejos, anseios e medos descritos na personalidade de cada uma.

cecm-clube-militar

cecm-clube-militar                                                                       cecm-clube-militar