DIA DO OFICIAL DA RESERVA (R/2) – 4 DE NOVEMBRO

O Clube Militar, comemorando a data, parabeniza a todos aqueles que como

militares temporários prestam seu inestimável trabalho ao Brasil.

DIA DO OFICIAL

DA RESERVA (R/2)

Exército Brasileiro

04 de novembro de 2019

O Exército Brasileiro comemora, em 4 de novembro, o Dia do Oficial da Reserva (R/2),  instituído em reverência ao nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no País.

Natural de Porto Alegre (RS) e descendente de família de militares, destacou-se no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar do Realengo, onde veio a ser instrutor, e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela sua inteligência e liderança.

Como estudioso das doutrinas pós 1ª Guerra Mundial, vislumbrou, perspicazmente, a importância da incorporação às reservas mobilizáveis de cidadãos com formação     superior e conduta ilibada, o que motivou o Exército Brasileiro a criar, em 22 de abril de 1927, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ), organização militar pioneira na formação de oficiais R/2, no formato do Reserve Officers Training Corps, dos Estados Unidos da América, sendo seu primeiro comandante o então Capitão Correia Lima.

Ao longo do tempo, a ideia de criação de uma organização militar formadora de oficiais R/2 evoluiu e firmou-se com a criação de diversos CPOR e de Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) por todo o território nacional, a fim de atender às especificidades das diversas armas, quadros e serviços.

A formação do oficial R/2 advém de processo meticulosamente planejado para instruir e incutir nos alunos, em um curto período de tempo, valores morais e profissionais da vida castrense. Originalmente instituída com a duração de três anos, a formação de oficiais R/2 foi reestruturada para dois anos em 1942, perdurando dessa forma até 1966, quando foi novamente reestruturada e passou a ser realizada em um único ano de formação.

Devido a crescentes demandas na área administrativa, profissionais especializados por entidades civis de nível superior, voltados para diversas áreas de interesse da Força, têm sido incorporados ao Exército por meio do Estágio de Serviço Técnico para a formação do oficial técnico temporário (OTT), à semelhança dos oficiais R/2 médicos, farmacêuticos, dentistas, veterinários e enfermeiros, que também prestam fundamental apoio à saúde e ao bem-estar dos militares e de suas famílias, inclusive em regiões inóspitas.

No atual processo de transformação pelo qual passa o Exército Brasileiro, impõe-se à Força Terrestre buscar, constantemente, a formação ideal e o melhor aproveitamento desses militares nas complexas e desafiadoras missões que o século XXI apresenta. Nesse contexto, caberá ao oficial R-2 um papel relevante como integrante fundamental da Instituição, quer pelas atividades militares que desempenha, quer pelo papel de multiplicador dos valores cultuados na reserva, quando de sua saída da Força Terrestre.

Além de pertencer à reserva mobilizável, o oficial R/2 normalmente ocupa funções relevantes na sociedade brasileira, onde exerce o papel de multiplicador dos valores castrenses e atua como líder na construção de uma sociedade melhor.

Nesta data tão importante, o Exército Brasileiro enaltece e agradece aos oficiais R/2, de ontem, de hoje e de sempre, pela dedicação, pela lealdade e pelo amor à Instituição e ao Brasil, concitando-os a trilhar o correto caminho do dever e a seguir os exemplos do seu Patrono, o Tenente-Coronel Correia Lima.

Parabéns a todos os oficiais R/2!

Link: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10699955