Doação da Espadas na AMAN

No dia 25 de setembro, em formatura do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, o Clube Militar realizou a entrega de 18 espadas doadas por seus sócios, já na reserva, para Cadetes as usarem após a declaração de Aspirantes a Oficial.

A solenidade contou com a presença do Comandante da AMAN, Gen Arruda, do 1º Vice-presidente, Gen Castro, e dos Cel La Porta e Thüller, do Clube Militar.

Após a entrega das espadas, pelos representantes do Clube, o Gen Castro entregou um cheque para o presidente da Sociedade Acadêmica Militar,  como contribuição para a festa do Aspirantado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gen Castro proferiu a seguinte alocução, visando motivar os futuros Oficiais do Exército a se associarem ao Clube Militar:

             É uma imensa satisfação estar no Pátio Tenente Moura, 43 anos após ter aqui estado em forma pela primeira vez, como candidato à Cadete.

            Estou aqui como 1º Vice-presidente do Clube Militar.

            O Clube é uma entidade civil que congrega oficiais das Forças Armadas e civis, e busca representar seus associados, defendendo Forças Armadas prestigiadas e apoiadas pelos sucessivos Governos Federais.

            Ao longo dos seus 125 anos influenciou diversos momentos da História de nosso país, tais como a abolição da escravatura, a proclamação da República, a revolução de março de 1964, dentre muitos outros.

            No passado praticamente todos os aspirantes se associavam ao Clube, o que garantia grande “peso específico” às opiniões por ele emitidas.

Atualmente conta com poucos jovens oficiais em seu quadro de sócios e para reverter esta situação está desenvolvendo diversos projetos, dentre os quais gostaria de citar dois.

            Projeto Novos Camaradas:

                        Todos os Cadetes são sócios gratuitos, podendo desfrutar das atividades sociais, culturais e esportivas nas Sedes Central, Lagoa e Cabo Frio, bem como usufruir dos descontos dos nossos convênios, inclusive alguns em Resende e Penedo;

                        Os Aspirantes podem associar-se pagando mensalidade simbólica por cinco anos, prazo para que conheçam melhor as atividades por nós desenvolvidas.

            Projeto Círculos Militares:

                        Estamos buscando convênio com os Círculos das diversas Guarnições do Exército, de forma a que nossos sócios, servindo nestas Guarnições, também sejam sócios dos Círculos.

            Para finalizar gostaria de parabenizá-los por terem abraçado a Carreira das Armas.  Sem dúvida não é a melhor remunerada do país, mas certamente nos garante grandes satisfações pessoais. Esta realização é caracterizada pela superação de óbices de toda natureza e pela condução de nossos subordinados, em segurança, para o cumprimento das missões recebidas.

            Esta vibração e entusiasmo é que levou 19 oficiais, com muitos anos de serviço, já na reserva, atendendo uma Campanha do Clube Militar, a doarem suas espadas para que novos oficiais continuem empunhando-as e honrando-as nos mais diversos rincões do Brasil.

            Muito obrigado.

            Sejam todos muito felizes.

 A solenidade encerrou-se com o desfile do Corpo de Cadetes.


Sede Central
Av. Rio Branco 251 - Centro
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3125-8383
Sede Lagoa
Rua Jardim Botânico 391 - Jrd. Botânico
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 2197-8888
Sede Cabo Frio
Av. dos Astros 291 - Praia do Foguete
Cabo Frio/RJ - Tel.: (22) 2643-3537

Slider by webdesign