Doação de Espadas

Anualmente, no segundo semestre, a casa da República participa no Pátio Tenente Moura, sagrado sítio da Academia Militar das AGULHAS NEGRAS, da simbólica e representativa cerimônia de Doação de Espadas a novos Aspirantes. Esta é uma atividade assistencial que já faz parte do calendário do Clube Militar e mesmo da nossa querida AMAN.

Diversos companheiros da Reserva, imbuídos do espírito altruísta de amor à Carreira e à Força, não possuindo na linha de sucessão familiar membros que tenham escolhido a Carreira de Oficial do Exército Brasileiro, atendendo ao chamamento do Clube Militar, doam suas espadas, símbolo do Oficialato, aos jovens Aspirantes.

A seleção dos cadetes do quarto ano das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência a serem contemplados é realizada obedecendo o critério socioeconômico pela própria escola.

Essa tradição evidencia, de forma indelével, os valores de nossa formação, ratificando que somos um segmento ímpar da Sociedade, onde a tradição, o culto aos valores castrenses e pátrios são altamente meritórios.

Em 20 de junho de 2001 o nosso boletim interno registrava que o Cel Antônio Ramos, diretor interino de Material de Intendência doava a espada do GenBda R/1 Cassio Rodrigues da Cunha, ex-diretor daquela OM, para ser ofertada a um AspOf, preferencialmente, de Intendência.

Ali nascia o Projeto Doação de Espadas, que foi idealizado pelo nosso ex-presidente, Gen Ibiapina em sua longa e profícua administração, tornando-se tradicional e, extremamente, significativo, demonstrando o quanto o Clube Militar está inserido na vida da Força Terrestre.

Concitamos a todos, que ombreiem conosco nesse Projeto meritório, que herdamos das gerações que nos antecederam. A Casa da República se ressente, como nunca antes, das valiosas doações para que, após reformar essas espadas a doemos a futuros oficiais da Força Terrestre.

Os associados do Clube que desejarem, ainda este ano, doar suas espadas deverão entregá-las na Sede Central do Clube Militar – Dep. de Comunicação Social – 12º andar, sala 1206.

(21) 3125-8314 | comsocial@clubemilitar.com.br