Educação: Desafios e Perspectivas diante da Realidade Brasileira

Gen Gilberto Pimentel

Presidente do Clube Militar

Senhores,

A palestra “Educação: Desafios e Perspectivas diante da Realidade Brasileira” vem ao encontro da tradicional política do Clube Militar, desde as suas origens, de se envolver, ativamente, na busca das soluções dos problemas nacionais que afligem a vida do Brasil. São sempre discussões em alto nível com debates plenos de nacionalidade e civismo.

No momento em que nos debruçamos sobre o tema Educação, temos como vetor motivador a situação atual vivida pela Nação. A infraestrutura educacional está vitimada por um colapso aniquilante e perverso. A Educação Nacional vive um processo submetido por ideologias espúrias que procura atingir todos os níveis de ensino na busca de objetivos estranhos à nossa Cultura.

Paralelamente, todos sabemos o quanto a estrutura educacional militar tem a contribuir, mercê de, invariavelmente, se constituir em prioridade nas lides castrenses, não importando a situação de deficiência econômico-financeira que sejam impostas às FFAA. O êxito tem sido uma constante!

O Clube Militar, ao longo de sua história tem, também, contribuído com essa área vital para o desenvolvimento do País. Hoje, que vivenciamos os 130 anos de nossa existência, não poderia ser diferente. Assim o foi, do mesmo modo, quando lançamos a Liga Brasileira contra o Analfabetismo em 1915.  Vivíamos o primeiro quartel do século passado. Foi um movimento de caráter nacional, que obteve grande repercussão Brasil afora e se prolongou por vários anos. Saliente-se que em determinados rincões nacionais obteve sucesso expressivo com construção de escolas e outros empreendimentos ligados ao setor. Obviamente, o problema era bem maior do que se supunha, mas, mesmo assim, pode-se avaliar seu tamanho, até então desconhecido, e começar a busca de soluções.

O que se espera com esse debate que nos propomos a incitar? Há toda uma discussão a ser empreendida em função das distorções e imposições contraditórias que vemos nossos jovens submetidos na Educação ministrada. Há toda uma Política Educacional a ser analisada à luz dos interesses nacionais. Há toda uma busca do melhor para o crescimento brasileiro, que, dúvida não resta, repousa sobre a Educação da nossa juventude.

Que nosso debate nos leve ao sucesso! Obrigado.