Educação no Século 21: Mais tecnologia, muito mais qualidade e menor custo

Topo documento [27jun17] Educação no Brasil

- EDUCAÇÃO NO BRASIL -

EDUCAÇÃO NO SÉCULO 21:

MAIS TECNOLOGIA, MUITO MAIS QUALIDADE E MENOR CUSTO

Carlos Leão

 

Recentemente tomei a iniciativa de começar a discutir esse assunto com meus companheiros de Colégio Militar, turma de 1975. Eu pessoalmente entendo que a violência no Brasil só terá níveis aceitáveis quando houver oportunidade para os jovens de baixa renda. Oportunidade de estudo de qualidade, oportunidade de uma vaga em universidade por mérito, oportunidade de um bom emprego e rendimento. Não existe outra forma. Pode-se construir inúmeras cadeias e o assunto não se resolve. Nem matando todos os bandidos se resolve, porque outros tomarão seus lugares.

Da mesma forma, o crescimento do País será sempre limitado pela falta de bons técnicos em todas as áreas.

A solução para todos esses problemas é uma educação universal de qualidade no nosso querido Brasil.

Estamos no século 21 e as nossas escolas em meados do século 20. Não houve avanço, apenas retrocesso.

Nos dias atuais em que todas as crianças estão familiarizadas com os computadores, celulares e tablets, nada disso é utilizado em proveito da educação. Nossas escolas estão no tempo do quadro negro e giz.

Se atualmente colocarmos uma câmera de vídeo em uma aula do Colégio Militar, de um ótimo professor, por exemplo, podemos levar aquela aula para todas as turmas de todas as escolas no Brasil bastando uma linha de internet banda larga, um computador e um projetor em cada uma. Assim, as aulas serão exatamente as mesmas, indiferente da Região do País, da qualificação do professor local ou do livro texto escolhido. Pode-se transmitir todas as aulas de todas as séries para todas as escolas. As escolas, por sua vez, poderão ter professores e/ou monitores para sanar dúvidas e, se necessário, perguntas poderão ser feitas pela internet para uma banca de professores.

Em uma segunda fase, as escolas deverão ter horário integral para que as crianças mais pobres tenham acesso à alimentação adequada e um local tranquilo para estudar, fazer as tarefas e tirar dúvidas. Também terão oportunidade de estudar línguas estrangeiras e fazer exercícios físicos, esportes e artes.

O dinheiro investido em escolas desse nível, certamente será muito menor que o necessário para cuidar dos bandidos que serão tirados das ruas. Além disso, em muitas escolas poderá ocorrer o patrocínio de empresários.

Essa solução pode ser implantada já em alguma escola no próximo mês. É só gravar uma aula, enviar por internet e captar em outra escola transmitindo em uma parede ou um telão de folha branca de cartolina. As aulas também podem ser disponibilizadas no Youtube e, assim, nem os alunos acamados as perderão. Escolher os melhores professores de cada matéria para cada série não é muito difícil. Pague-se um bom bônus pelas aulas e os alunos agradecerão.

Deixo aqui não um debate para descobrir culpados e erros do passado e dos governantes, pois não temos mais tempo para isso, mas um debate em busca de soluções a curto prazo. O BRASIL precisa de nós. Vamos cuidar dos nossos jovens.


Sede Central
Av. Rio Branco 251 - Centro
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3125-8383
Sede Lagoa
Rua Jardim Botânico 391 - Jrd. Botânico
Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 2197-8888
Sede Cabo Frio
Av. dos Astros 291 - Praia do Foguete
Cabo Frio/RJ - Tel.: (22) 2643-3537

Slider by webdesign