HÁ 50 ANOS – Acontecimentos de Set 63

01/09/63 – Decreto presidencial suspende atividade do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD).

03/09/63 – Comandante do II Exército, general Peri Bevilacqua, diz que a greve no Porto de Santos é “inqualificável” e intervém com o contingente militar que põe fim ao movimento. A greve fora decretada em solidariedade ao movimento paredista dos enfermeiros.

Nei Galvão é nomeado Ministro Extraordinário para Conselho de Comércio Exterior.

João Goulart, em Brasília, subestima greves e declara que “o País vive clima de tranquilidade”.

10/09/63 – Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que “direito de greve tem limite” em parecer para o qual pede urgência de regulamentação.

11/09/63 – Grupos da FAB e da Marinha ocupam Ministéris, campo de aviação e Companhia Telefônica em Brasília, por discordarem de sentença do STF quanto a inelegibilidade de sargentos. O movimento tem caráter de ultimato às autoridades, mas é dominado rapidamente.

12/09/63 – Senador Auro de Moura Andrade adverte contra a subversão institucional que se desenvolve.

No Congresso, Pedro Aleixo pede prisão e castigo para os responsáveis pela sublevação militar em Brasília.

15/09/63 – Diretor do Clube dos Sargentos e Subtenentes repudia o movimento rebelde de ocupação de prédios públicos em Brasília.

17/09/63 – Aula de Sobral Pinto na Faculdade de Filosofia, no Rio, gera protesto de estudantes e leva FNFi à greve.

João Goulart faz pronunciamento e diz-se preocupado com a situação política do País.

18/09/63 – Comandante do II Exército, general Pari Bevilacqua, em pronunciamento reitera que “ninguém é forte fora da lei”.

Ministro da Guerra, general Jair Dantas Ribeiro, diz a sindicalistas que o procuram que “nada permitirá fora da lei”.

Instrução Nº 7 do comandante do II Exército, general Peri Bevilacqua, fala do problema brasileiro e protesta veementemente contra “a desordem de extremistas”.

30/09/63 – Em entrevista ao jornal “Los Angeles Times”, o Governador Carlos Lacerda critica violentamente o governo brasileiro.

27 - Set 01

Bancários decidem suspender greve de 24 horas em assembléia no Automóvel Clube, no Rio, face ao adiantamento do julgamento do dissídio pelo TSE e pela convocação de banqueiro pelo Presidente da República, para estudar as reinvidicações da classe.

28 - Set 02