CPrep ECEME

O Curso de Preparação ao Concurso de Admissão à Escola de Estado-Maior – CPCAEEM – foi criado em 14 de abril de 1947. Não tinha caráter oficial nem militar, como é óbvio, e exigia de seus alunos, como até hoje, o sacrifício de horas de repouso ou lazer para o estudo visando ao concurso.  Os instrutores do Curso, oficiais e civis voluntários, confeccionavam notas mimeografadas sobre os assuntos em estudo, que eram distribuídas aos alunos da capital ou enviadas pelo correio para os alunos de outras localidades.

Nesse primeiro curso foram matriculados 193 oficiais do Distrito Federal e 67 de outras guarnições. Realizaram o concurso 77 alunos, sendo aprovados 48, obtendo-se um aproveitamento de 62,3%.

Note-se que, à época, a EEM não oferecia um curso de preparação aos candidatos ao concurso de admissão, o que dificultava muito a preparação dos oficiais, principalmente dos que serviam fora do Rio de Janeiro. Somente em 1965 a ECEME criaria seu Curso de Preparação, quando o Clube Militar realizava a 19ª edição de seu CPREP.

Atualmente, nosso CPREP ECEME funciona totalmente integrado ao da escola de mais alto nível do Exército, complementando o trabalho da mesma. A maior parte do Curso é oferecida pela Internet, havendo também atividades presenciais.

O Clube manteve ainda, nessa época, por vários anos, um Curso de Preparação para a Escola Técnica do Exército (atual IME) e para a Escola Preparatória de Cadetes, além de cursos esporádicos de Inglês, Português, Matemática e Taquigrafia para seus associados.