II GM – FEB

Em julho de 1944, quando do desembarque do primeiro escalão das tropas da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária em Nápoles, o Clube Militar enviou vibrante mensagem de saudação ao General João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante brasileiro, da qual destacamos:

“As tropas nacionais, integradas por valorosos soldados e competentes oficiais, dotados de sólida instrução profissional, desempenharão, nas lutas em que intervierem, as mais destacadas ações, na defesa da honra da nossa querida Pátria”.

Mascarenhas de Moraes

General João Baptista Mascarenhas de Moraes

Comandante da Força Expedicionária Brasileira

Em maio de 1945, o Clube remeteu telegrama ao Comandante da FEB cumprimentando pela façanha de aprisionar a 148ª Divisão de Infantaria nazista.

Ao término da guerra na Europa, o Comandante da FEB, em mensagem ao Clube Militar, agradeceu seu apoio às tropas brasileiras em operações.

O Clube organizou, ainda em maio de 1945, uma “Comissão de Homenagem, Assistência e Recepção à FEB”.

Em 8 de novembro, tendo em vista determinação do Ministério da Guerra dando por terminadas as homenagens à FEB, o Clube encerrou a Campanha Cívica que organizara para recepcionar e homenagear nossos bravos expedicionários.

Antes disso, uma série de quatro conferências foram realizadas para marcar a atuação brasileira na Itália:

- a primeira, em 25 de junho, pelo Coronel Floriano de Lima Brayner, Chefe do Estado-Maior da Divisão Expedicionária, com o título “Operações da FEB particularmente na última primavera”;

- a segunda, em 14 de julho, pelo Almirante Ary Parreiras, intitulada “A Marinha de Guerra no combate aos corsários e na proteção dos comboios”;

- a terceira, 21 de julho, pelo Brigadeiro Gervásio Duncan, tratou do tema: “A ação da FAB na campanha submarina dos corsários e na frente italiana”;

- a quarta, também na segunda quinzena de julho, pelo Cel Dr. Marques Porto, versando sobre “A preparação do Serviço de Saúde da FEB e sua atuação em campanha”.

Além disso, o General Mascarenhas de Moraes foi aclamado Presidente de Honra do Clube Militar.

Em 15 de dezembro de 1945, o Clube promoveu uma recepção de gala, que constou da inauguração, no saguão de entrada, de uma grande placa de bronze representativa do roteiro da FEB e da entrega, ao Gen Mascarenhas de Moraes, de um pergaminho concedendo-lhe o título de Presidente de Honra da entidade.

Placa FEB

Placa de bronze homenageando a FEB,

no Saguão da Sede Central.

Em 17 de setembro de 1968 faleceu o insigne chefe militar, que foi velado em câmara ardente no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, com a presença da Diretoria do Clube Militar, que guardou luto oficial por três dias.