Antiga aspiração do Clube, a criação de uma Colônia de Férias começou a ganhar forma em fevereiro de 1959, com a avaliação de várias propostas de compra e venda de terrenos em Cabo Frio, Barra de São João, Araruama e Magé.

Em 8 de setembro de 1959 foi assinada, no Rio de Janeiro, a ”escritura do contrato de mediação para venda de terrenos loteados e construção de sedes, que fazem o Dr. Miguel Couto Filho e sua mulher e o Clube Militar”. Dois dias depois, no 2º Ofício de Cabo Frio, foi firmada a escritura de compra e venda do imóvel situado na Praia dos Montes Brancos, Freguesia de Nossa Senhora D’Assunção, com o preço estipulado de Cr$ 800.000,00, sem ônus para o Clube, pelo fato de a Fundação Miguel Couto de Proteção à Infância contribuir com todo o numerário, tendo em vista seu interesse em ver localizado em seu loteamento a sede praiana da Colônia de Férias do Clube Militar.

Os associados do Clube tiveram preferência na aquisição dos lotes do empreendimento.

No dia 22 de outubro de 1960 foi assinada a escritura definitiva de compra e venda do terreno de Cabo Frio.

Em 5 de julho de 61 a Diretoria aprovou alteração no projeto da Colônia de Férias, substituindo as instalações de iatismo e hipismo por uma piscina.

Em 21 de junho de 1962 foi apresentado o Termo de Exame, Recebimento e Entrega da sede praiana, em Cabo Frio, onde eram examinados tecnicamente todos os serviços concluídos e era constatado que as obras estavam de acordo com o projeto e todas as instalações, dependências e aparelhos estavam em condições de funcionamento.

Com o falecimento do Dr. Miguel Couto Filho e, pouco tempo depois, de seu filho, os problemas de espólio e a burocracia da prefeitura de Cabo Frio, a legalização da posse e a construção das redes hidráulica e de energia para atender os compradores dos lotes e o Clube Militar arrastaram-se por longos anos. Em 30 de abril de 1974 foi organizado um condomínio dos proprietários, para buscar equacionar os problemas.

PC290060Cabo Frio - piscinas

Sede Cabo Frio

Em 9 de dezembro de 1975 foi registrada, no 1º Ofício de Cabo Frio, a Sociedade Civil sem fins lucrativos ASPROL – “Associação dos Proprietários de Lotes do Loteamento Professor Miguel Couto”, com a finalidade de prestação de serviços aos associados. Em 18 de novembro de 1985 foi lançada a pedra fundamental da Sede Praiana, em Cabo Frio. A construção foi inaugurada em 8 de julho de 1987.