Terreno da Sede Central

Reaberto o Clube Militar, no ano de 1901 foi aprovado seu 2º Estatuto e empossada nova diretoria, sob a presidência do General Arthur Oscar de Andrade Guimarães. Na assembleia de posse estavam presentes 214 sócios.

Em 1903 começaram os projetos para a construção de uma sede própria para o Clube, que até então se reunia em instalações cedidas por outras instituições. Foi, também, aprovado projeto de empréstimo no valor de 200 contos de réis para construção do prédio.

Em fevereiro de 1904 decidiu-se efetuar gestões junto ao General Lauro Muller, Ministro da Indústria e Viação, para obter - por doação - um dos terrenos que resultariam das demolições projetadas na futura Avenida Central, o que foi conseguido.

Estando adiantadas as obras da Avenida Central, com os terrenos livres de suas antigas edificações, o Clube Militar marcou a data de 9 de novembro de 1904 para o lançamento da pedra fundamental de sua primeira sede própria, projeto do engenheiro militar Dr. Souza Aguiar. Em solenidade concorrida, o ato contou com a presença de altas autoridades do governo e associados.