SEDE CENTRAL

Após sua criação, em 26 de junho de 1887, o Clube Militar começou a funcionar, provisoriamente, na sede do Clube Naval. Somente em 1910, passou a ocupar o prédio situado na, então, Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Santa Luzia.

Atualmente, em pleno centro empresarial da cidade, estamos na saída da estação Cinelândia do metrô e desfrutando de uma parada do VLT, o novo meio de transporte do Centro do Rio de Janeiro e dispondo, ainda, do privilégio de ter como vizinhos a Câmara Municipal, o Passeio Público, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, além de vários espaços culturais nas redondezas.

A Sede Central mantém em seus compromissos tradicionais com o incentivo à cultura e aos negócios.

Antiga Sede do Clube

Em 1934 este prédio foi demolido e no mesmo local foi construída a atual sede do Clube, que situa-se na Av Rio Branco, 251, no centro da Cidade Maravilhosa.

As instalações do Clube, além das salas destinadas à Diretoria, contam com:

Salão Monte Castelo

Neste local, no 3º andar do prédio, funciona o restaurante NR Gourmet, aberto ao público, servindo excelente e variado buffet, de 2ª à 6ª feira. Também é o espaço utilizado para festas do Clube, como também para bodas, aniversários, casamentos e eventos diversos realizados mediante aluguel aos interessados.

Funcionamento: os almoços são de 2ª a 6ª feira, das 11h às 15h e os eventos, sob consulta.

Salão Monte CasteloIMG_5436 (site)

Sala de Xadrez

São quatorze mesas de xadrez para os amantes do jogo que estimula a inteligência, concentração e astúcia. Como a prática enxadrística esculpida no Estatuto do Clube Militar, realizamos anualmente o “Torneio de Xadrez” com prêmios aos vencedores. Separe um tempo depois do almoço ou na sua tarde para exercer o jogo e aprimorar sua técnica.

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 12h às 17h30min no 9º andar da Sede Central.

Clube_Militar_Xadrez

Sala de Xadrez

Barbeiro

Situado no 4º andar, realizando cortes à máquina e à tesoura.

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 09h às 19h.

Cabeleireiro Unisex

Salão Tuiuti

O Salão Nobre do Clube Militar está situado no 5º andar, um belíssimo espaço onde se realizam palestras, simpósios e também  bailes organizados pelo Clube.

Clube Militar

Espaço Cultural

Destina-se a abrigar exposições coletivas e individuais, além de lançamento de livros, cujos artistas e autores, podem ser associados ou não. Com a finalidade de estimular, divulgar e difundir as obras dos artistas plásticos e escritores, o Espaço Cultural vem, desde 1992, desenvolvendo um trabalho sociocultural, ao ceder, gratuitamente, um local para as manifestações das diferentes formas de expressões artísticas.

12042609_994310897256223_3037612519156697189_n      12043076_994313813922598_6733344752127678267_n

Créditos das fotos do Espaço Cultural: Betty Dimant.

Biblioteca Olavo Bilac

Localizada no 6º andar, com mobiliário de 1901, conta com obras raras, permitindo estudos e consulta por parte dos sócios e da comunidade científica.

Seu acervo está integrado com a REDEBIE (Rede de Bibliotecas do Exército) e à REBIMD (Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa), que reúnem os acervos de mais de 150 estabelecimentos, incluindo as bibliotecas das Escolas de Estudos Militares, integrando recursos informacionais por meio de rede compartilhada.

Acervo Cultural

Em exposição no 6º andar lembra as ações do Clube em diversos episódios de nossa história, como a Proclamação da República, a Abolição da Escravatura, a Revolução de Março de 1964, entre muitos outros.

O Clube conta em seu acervo com o escritório do Marechal Juarez Távora, bem como sua sala de jantar, em exposição permanente.

Foi criado com a finalidade de guarda, catalogação e pesquisa, preservação e exposição do Acervo Histórico e Artístico do Clube Militar. Cerca de 2500 peças fazem parte do todo, que é diversificado, compreendendo as categorias de pintura, escultura, desenho, gravura, mobiliário, armaria, indumentária, documentação, fotografia, medalhas e objetos.

Sala Histórica e Salas Juarez Távora

Auditório Sena Madureira

Situado no 7º andar, tem capacidade para 98 pessoas e é utilizado em palestras, simpósios, debates e outras atividades próprias a se desenvolverem em auditórios, pelo Departamento Cultural do Clube e por nossos sócios.

IMG_7138    IMG_7135

Secretaria Geral

É responsável pelo cadastramento e atualização dos sócios, confecção da carteira social, além de reservas nos hotéis dos Círculos Militares da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Equador. Visite o link “Associe-se” e veja todas as vantagens de ser um sócio do Clube Militar ou faça download dos arquivos da categoria de associado que melhor se adéqua a você.

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 12h30min às 17h30min.

Secretaria Geral

SAS: Seção de Assistência Social

A Seção de Assistência Social dispõe de convênios com planos de saúde, odontológico e funeral, além de disponibilizar o Guia de Convênios com empresas de especialidades variadas, dentro e fora do Brasil, para que o nosso sócio garanta desconto em compras e serviços.

Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 12h 30min às 17h 30min, no 9º andar.

Seção de Assistência Social

CHI: Carteira Hipotecária e Imobiliária

A Carteira Hipotecária e Imobiliária do Clube Militar está à disposição dos sócios interessados em financiamento de pequenas reformas de imóveis como orienta a respeito de aquisição de imóveis novos e usados.

Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 12h 30min às 17h 30 min, no 14º andar.

CHI

Salão Ten Jayme Benévolo

Situado no 18º andar, funciona neste local um restaurante com serviço “à la carte”, funcionando de 2ª a 6ª feira. Ideal para encontro de turmas, almoços de negócios etc.

Clube Militar