O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR

CLUBE_MILITAR_2017_130 anosl

O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR:

MINUSTAH – MISSÃO CUMPRIDA

Gen Clóvis Purper Bandeira

Editor de Opinião do Clube Militar

06 de setembro de 2017

Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti ou MINUSTAH é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSONU) em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

O CSONU decidiu pela extinção da missão em 13 de abril de 2017, num processo gradual de remoção até a completa retirada do contingente militar previsto para 15 de outubro do corrente ano.  Ao mesmo tempo, outra missão deve cumprir uma nova função no Haiti: será a Missão das Nações Unidas para o Apoio à Justiça no Haiti (MINUSJUSTH).

Desde o início de seu funcionamento, coube ao Brasil o comando do contingente militar a serviço da ONU, que envolvia um efetivo de aproximadamente 900 militares brasileiros, majoritariamente do Exército. Essa tropa era substituída, a cada seis meses, por novos efetivos, num sistema de rodízio. No total, 30.500 homens e mulheres das Forças Armadas brasileiras participaram da grande empreitada. Acrescentando-se os civis que participaram da missão, mais de 37.000 brasileiros lá serviram.

Imediatamente após o grande terremoto de 2010, que custou a vida de dezoito militares brasileiros e agravou ainda mais a precária situação haitiana, o efetivo brasileiro dobrou, envolvendo durante algum tempo quase 1800 militares.

Após o terremoto o trabalho aumentou e a missão de paz teve seu escopo completamente modificado. Desde 2004, a missão tinha como objetivo alcançar a estabilização do país, para restaurar a ordem, pacificar guerrilheiros e rebeldes, promover eleições e formar um desenvolvimento institucional e econômico no Haiti. Depois do sismo, decidiu-se prolongar a permanência dos integrantes da ONU no país até o final de 2011, para auxiliar na reconstrução do Estado, que se encontrava completamente destruído, em todos os setores.

Posteriormente, novos adiamentos do encerramento da missão foram necessários, até a decisão de finalizá-la em 2017.

As tropas brasileiras já começaram seu desengajamento e retorno ao país, que deverá estar completo até setembro.

Durante esses treze anos de intenso trabalho militar e humanitário junto ao povo haitiano, o soldado brasileiro, mais uma vez, destacou-se pelo desempenho disciplinado, digno, dedicado e justo, conquistando a simpatia e amizade da grande maioria da população local.

Ao encerrarmos mais essa missão de paz, a de mais longa duração de nossa história, o Clube Militar saúda os militares conterrâneos que deram seu esforço, seu profissionalismo e, até mesmo, sua vida no cumprimento do dever.

Dag Hammarskjöld, Secretário Geral da ONU de 1953 a 1961, disse que missões de paz não eram tarefa para militares, mas que só eles poderiam cumpri-las. O Brasil vem comprovando tal assertiva com seu trabalho notável nesse difícil tipo de operação.