O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR

CLUBE_MILITAR_2017_130 anosl

O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR:

O MEDO DO “ABUSO DA AUTORIDADE”

Gen Gilberto Rodrigues Pimentel

Presidente do Clube Militar

19 de setembro de 2017

“Toda vez que há ultrapasse dos limites da Constituição, ou dos limites da lei, verifica-se o abuso de autoridade”, repetiu ontem o presidente da República na cerimônia de posse da nova Procuradora Geral da República. Essa tem sido a expressão favorita e, exaustivamente, reproduzida por nove entre dez políticos brasileiros, dentre os investigados, denunciados, condenados, ou em vias de sê-lo, em geral pela prática do crime de corrupção e de outros correlatos.

Uma verdadeira tragédia, que assola o mundo político brasileiro, atenta contra nossos sonhos de marchar em direção ao futuro que merecemos e nos cobre de vergonha diante do mundo.

Não é mera coincidência que na mesa diretora composta para a cerimônia de posse da nova procuradora, apenas ela, a procuradora entrante, e a presidente do STF não tivessem contas a ajustar com a Lei. Os demais com assento ali, chefes dos poderes Executivo e Legislativo – Senado e Câmara dos Deputados, políticos pois, temem e muito o “abuso de autoridade”.

Todos nós sabemos que existe abuso por parte das autoridades do País, todos os dias e todas as horas, em todos os lugares e em todos os setores de atividade, mas sabemos, também, que se manifesta, sim, em relação ao cidadão comum, hoje, desamparado, desiludido e carente de tudo, não aos poderosos, muito menos aos políticos para desgraça nossa. Nesse caso, ao contrário, são eles quem abusam da autoridade que possuem, isso sim. Abusam e tripudiam do povo, da justiça e das leis que os garantem impunes.

Os exemplos estão aí à vista de uma sociedade estarrecida pelos sucessivos escândalos. Pelas malas milionárias de dinheiro público em quantidade nunca sabida ou imaginada, roubadas e circulando, literalmente, nas mãos sujas de bandidos a mando de políticos e governantes, quando não pelas deles próprios.

Assim, a presença e sobretudo as palavras do Presidente na posse da nova titular da PGR, cujas ações são caracterizadas basicamente pela autonomia institucional, transparência, ética e independência funcional para propor quaisquer tipos de ações penais públicas e cíveis contra quem quer que seja, soaram aos meus ouvidos, nas atuais circunstâncias, no mínimo, constrangedoras, mas numa avaliação mais estrita as vejo, também, como intimidatórias..