O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E MUITO MAIS

Gen Gilberto Pimentel

Presidente do Clube Militar

21 de julho de 2017

Na próxima semana estaremos encerrando o debate sobre os “Desafios e Perspectivas da Educação Diante da Realidade Brasileira”. Para coroar o evento, acontecerá um painel sobre o “Sistema de Educação nas Forças Armadas”. Vamos contar com a participação das principais autoridades responsáveis pela atividade nas suas respectivas Forças e os que nos derem a honra de comparecer poderão verificar a qualidade desse ensino e as diferenças quanto aos resultados quando há de fato priorização e a execução de uma política competente, objetiva e permanente, independente da restrição dos recursos orçamentários.

A abordagem do tema vem ao encontro da tradicional política do Clube Militar, desde suas origens, de se envolver, ativamente, na busca de soluções para problemas nacionais que afligem a vida da Nação.

Vários educadores acorreram ao nosso chamado desde o lançamento do debate e suas preciosas colaborações estão à disposição de todos no portal do Clube. Embora modesta, esperamos ter contribuído no sentido de alertar nossos dirigentes, em geral, tão descuidados do problema, possivelmente dentre os mais graves que nos afligem e provocadores de grande parte das nossas mazelas.

Não poderíamos deixar passar a ocasião para afirmar que nem tudo de mal que se atribui à deficiência do sistema de ensino nacional, ao menos na nossa modesta opinião, é disso decorrente. Acho que enfrentamos, hoje, problemas tão ou mais graves, como a crise de valores, que têm sua origem, também, em outros fatores, talvez até mais importantes.

Digo isso com a experiência de quem viveu dois anos num país muito mais pobre do que o Brasil, cheio de problemas sociais, recentemente envolvido em conflito fronteiriço, com muito baixo índice educacional, mas onde duvido, um político que seja apenas suspeito da prática de ilegalidade no exercício da função pública tenha sobrevida. Seu destino é o “juízo político” e o ostracismo e/ou cadeia. Por isso clamará indignada a sociedade.

Uma sociedade que, garanto, jamais aceitaria se abastecer numa feira de produtos roubados como as que proliferam por aqui. Lá a educação familiar ainda funciona, gente!!!

Que não teria paz enquanto não visse atrás das grades um bandido que ferisse um policial.

Uma sociedade que ainda hasteia a bandeira nacional nas suas casas nos dias de comemorações cívicas.

Um país que, para vergonha nossa, foi citado nesses dias como opção de migração para os aposentados brasileiros que percebam valor mínimo estipulado por lei, pois lá o estado, com esses recursos lhes assegura vida digna, moradia e assistência de saúde.

Enquanto isso, nosso estado, desgovernado, nem o compromisso com o funcionalismo ativo cumpre.

E calados vemos se aproximar o pleito de 2018 para consagrar uma vez mais a vitória do crime e da corrupção oficial.

Newsletter - 130 anos CMil PAINEL [27jul17] POUPEX FHE