O Sistema Nacional de Ensino é um Fiasco

Topo documento [27jun17] Educação no Brasil

– EDUCAÇÃO NO BRASIL –

 O SISTEMA NACIONAL DE ENSINO É UM FIASCO[1]

 

Ed Garcia

 

Qual o caráter necessário ao Brasileiro para que o PROJETO BRASIL seja bem sucedido?

A que ponto chegou? Quase todo conteúdo da imaginação do Brasileiro foi de alguma forma, direta ou indiretamente inoculado pela propaganda[1]. Isso é bom? Ou é mais um componente do emburrecimento geral da Nação?

Veja bem, quase todos os alunos Brasileiros concluem o Ensino Médio[2] sem saber tabuada[3], nem Gramática da Língua Pátria que nos une. E quando sabem ler, não entendem o que lêem. Inadmissível! Afirmou Napoleão Mendes de Almeida: “A língua é a mais viva expressão da nacionalidade. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que a exprime? Nenhum país culto existe sem que o vernáculo não seja ensinado diariamente. E quem sabe Gramática sabe analisar”. Seria deliberado? E complementou o Filósofo Olavo de Carvalho: “A língua permite que o legado cultural das gerações passadas continue sendo acessível e transmissível às novas gerações”. Quebrando a língua, e por consequência a linguagem, dissolve-se a NAÇÃO[4]. Poderia ser pior? Para ler e entender a literatura chinesa básica é preciso memorizar e entender pelo menos mil ideogramas[5]. Imagine esse pré-requisito no Brasil?

O Filósofo Leibniz sustentou que o homem com mais figurinhas[6] memorizadas, ainda que totalmente ficcionais, será no fim das contas mais inteligente.[7] Decerto que a qualidade da inteligência do indivíduo depende da qualidade dessas figurinhas processadas pelo cérebro para formar seu imaginário[8], imaginar e formar sua imaginação moral. Sem entrar em pormenores e contrariando ligeiramente as concepções do Edmund Burke, T. S. Eliot e Russell Kirk[9], a imaginação moral[10] pode ser elevada (ordenada, inclinada para o bem), baixa (ordenada, inclinada para o mal), idílica[11] ou diabólica[12]. É óbvio que o caráter depende da formação da personalidade que é função da imaginação moral que por sua vez é função do imaginário. E o imaginário (comum) determina o senso comum, a opinião pública.

Logo, tem-se o imaginário individual e coletivo, e quando a identidade está dissolvida em um grupo de referência, o imaginário do membro fica restrito ao imaginário do seu grupo (do seu partido, da universidade, por exemplo). Notadamente, o imaginário do Brasileiro está degradado, fragmentado e corrompido, desordenando sua alma. Se a ordem da alma está decadente não há ordem exterior (T. S. Eliot). Notadamente, o agente mor da corrupção do imaginário do Brasileiro por décadas a fio, é a mídia[13], em particular a Rede Blobo: 24h por dia, 7 vezes por semana. Assim, a ordem moral do Brasileiro deteriorou-se e está desordenada no miserável. A alma do Brasileiro está doente? Tem cura?[14]

Daí propostas para Educação/Reeducação do Imaginário através da leitura e estudo dos Clássicos. O empreendimento de Reeducar o imaginário presidiários está sendo testado na Execução Penal na Vara Criminal de Joaçaba-SC, em especial no Presídio Regional[15]. Doze Clássicos depois, os resultados são animadores[16]. Os Clássicos geraram as ideias que eventualmente levaram à erradicação de práticas moralmente falidas.

Seguramente educar o imaginário é muito mais barato para o Contribuinte do que reeducar o imaginário[17]. Sem expurgar os comunistas/socialistas[18] do MEC e do nosso sistema de Educação como um todo, será na prática impossível. E tomar alguma medida contra os formadores de imaginário da mídia ajudaria muito. O ideal seria o aluno concluir o ensino Médio com uma cultura literária admirável. Assim não teríamos mestres, doutores e PhDs incultos.

É estritamente necessário retirar dos currículos tudo que é inútil, e reciclar nossos professores, nossa pedagogia e anular, extinguir urgente e sumariamente o método de imbecilização e emburrecimento socioconstrutivista de alfabetização, sutilmente imposto pela UNESCO[19] desde a década de 1980. Chega dos professores fazer de conta que ensinam, e dos alunos fazerem de conta que aprendem.

E a sagrada Liberdade de Expressão? Notadamente, virou liberdade de fazer apologia ao crime, ao ódio, ao vulgar, ao depravado e liberdade de desrespeitar. Está certo isso?

Para o ensino Fundamental/Médio como está, para recuperar nossos cérebros[20], o maior ativo de uma nação, não consigo abarcar outro remédio que não seja militarizar as Escolas Públicas Fundamentais e de Ensino Médio (As privadas correrão atrás!). Em geral as Escolas Militares são casos notórios de sucesso. E a última chance de enquadrar o sujeito é realmente o serviço militar obrigatório.

No mais, sem disciplina não há ordem, e sem ordem não há progresso. E a disciplina motiva e incentiva a autoeducação.

Prof. Ed Garcia

#SemprePeloBrasil EdGaarcia@gmail.com @Edgaarcia


[1] Técnicas de Propaganda são baseadas em Hipnose. As propagandas invadiram filmes, “inocentes” desenhos (animações) infantis, jornalismo de opinião, sensacionalista e espetacularizações de tragédias; games, literatura; em tudo que é criado para conquistar mentes e corações. É preciso dizer que Hipnose é o fundamento das técnicas de CONTROLE mental?
[2] O Filósofo Olavo de Carvalho demonstra a quem possa interessar que 80% dos acadêmicos Brasileiros possui grau relevante de analfabetismo funcional. Certamente essa deficiência é carregada desde a imbecilização (segundo o método socioconstrutivista de alfabetização) no Ensino Fundamental, e amplificada no ensino médio. http://sensoincomum.org/2017/04/19/analfabetismo-funcional-universitarios-brasileiros/
[3] Para não dizer conta de dividir, subtrair, noções de proporção, geometria elementar, etc.
[4] É o que tem sido feito com sucessivas reformas ortográficas em menos de uma geração. E quem controla a linguagem controla quase tudo, até os sentimentos em geral.
[5] https://www.ted.com/talks/shaolan_learn_to_read_chinese_with_ease/transcript?language=pt-br
[6] Poderia dizer imagens, símbolos, conexões neurais, a depender do contexto. Estas figurinhas são formatas por estímulos através da experiência sensível. Daí a necessidade dos estímulos certos desde a tenra infância.
[7] Entenderam por que quase sempre os asiáticos estão a ocupar os primeiros lugares?
[8] Conjunto do imaginável.
[9] https://leitorconservador.wordpress.com/tag/imaginacao-idilica/
[10] A bem da verdade todos temos imaginação moral elevada, baixa, idílica ou diabólica em certa medida. Predominando a imaginação moral elevada tem-se indivíduo virtuoso e altruísta.
[11] Conforme Jean-Jacques Rousseau, utópica, egoísta, materialista, e hedonista, acreditando que é possível escapar das obrigações morais e sociais, com cada indivíduo criando suas próprias verdades.
[12] Conforme T. S. Eliot, em que o indivíduo, desejando se livrar da sensação/impressão de vazio interior, apela para vícios como drogas, bebida, luxúria, violência, crueldade, apatia, etc.
[13] Desde o séc. XX, mídia e imprensa nacional se fundiram e se confundem.
[14] Caso não tivesse cura, essa discussão seria irrelevante. Todo homem está equipado com a máquina mais complexa e sofisticada criada pelo Universo, o cérebro humano, dotado de neuroplastia, grosso modo, capacidade de se moldar e adaptar desde que corretamente estimulado, a menos em casos de elevado grau de demência mental, psicopatia ou sociopatia.
[17] A Imaginação Educada (Northrop Frye) http://videeditorial.com.br/a-imaginacao-educada
[18] A partir de certo ponto, comunistas, socialistas e progressistas são sinônimos.
[19] Maquiavel Pedagogo ou o Ministério da Reforma Psicológica (Pascal, Bernardin) https://www.saraiva.com.br/maquiavel-pedagogo-ou-o-ministerio-da-reforma-psicologica-4689777.html
[20] E como o Brasil tem menosprezado e perdido seus cérebros!

 


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