Sessão Solene do Dia do Aviador

Na Sede Central de nosso Clube Militar foi realizado no dia 16 de outubro, solene homenagem ao Dia do Aviador que é comemorado no dia 23 de outubro.

A sessão foi aberta com uma alocução proferida pelo Cel Roberto, mestre de cerimônias, saudando a Força Aérea, que muito tem se destacado desde sua criação em 1941 até os dias de hoje. Em seguida todos os presentes entoaram oHino Nacional. Registramos as presenças de diversas autoridades, entre as quais antigos presidentes do Clube Militar - Gen Ex Lessa e Figueiredo, bem como nosso sócio benemérito Dr. Nina Ribeiro e sócios em geral.

O Brig do Ar José Alves Candez Neto, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, explicou em sua palestra a importância do Sistema de controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB, identificando sua estratégia de evolução e sua contribuição para a manutenção da soberania e o desenvolvimento nacional.

Ao tecer considerações sobre o histórico da Força Aérea lembrou que o Brig Eduardo Gomes, Patrono da Aeronáutica, foi o primeiro  comandante da Diretoria de Rotas Aéreas a qual deu origem ao órgão central do SISCEAB, o DECEA.

Este órgão divide-se em vários Subdepartamentos e os CINDACTA. Além disso existem 79 Destacamentos, que estão distribuídos por todo o território nacional com radares poderosos operados dia e noite por cerca de 14000 militares a um custo altíssimo.

Ao término de sua palestra projetou um filmete que mostrou a chegada a um aeroporto, de um avião que não tinha visibilidade de vôo e que aterrisou graças aos radares da FAB.

Ao final do evento, foi feita a entrega de uma lembrança ao palestrante e, em agradecimento, ocomandante do III COMAR, Maj Brig Rafael Rodrigues Filho ofereceu ao Clube Militar uma miniatura 3D do avião MUNIZ M-7 comemorativo dos 100 anos da Aviação Militar no Brasil.

Logo após todos cantaram o Hino do Aviador e o Mestre de cerimônia encerrou o evento,agradecendo a presença de todos.

Brig do Ar José Alves Candez Neto

Vista da platéia de Sessão Solene