ARTIGO / NOTÍCIA

O Pensamento do Clube Militar

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2015

Clube Militar

A Petrobrás é filha dileta do Clube Militar. Sua criação foi precedida de um dos mais intensos debates já ocorridos nos nossos salões com a participação de ilustres brasileiros, entre os quais o presidente da República, Getúlio Vargas.

É patrimônio da Nação.

Todos os que dela se valeram para se locupletar precisam ser levados ao banco dos réus…

Doa a quem doer.

Gen Gilberto Rodrigues Pimentel – Presidente do Clube Militar

DISCUSSÃO BIZANTINA

Uma discussão bizantina é aquela pretensiosa, frívola, inútil.

Consta que a defesa dos empresários corruptores no inesgotável escândalo do petrolão pretende alegar que os acusados pagavam propina, destinada a funcionários da Petrobras, políticos e partidos, porque tal era a exigência da petroleira para que participassem das licitações, todas elas de resultados acertados com antecedência entre todos os interessados. Alegam, ainda, que a prática é mais do que usual em todas as obras públicas e que não se calça uma rua numa pequena cidade sem que as empresas tenham que pagar propinas para as autoridades envolvidas.

A defesa dos gerentes da Petrobras e demais envolvidos na outra ponta do negócio, por sua vez, deve alegar que o clube de empresários oferecia a vantagem financeira de livre e espontânea vontade, para azeitar os negócios e garantir que sua proposta seria bem aceita e gozaria de vários aditivos depois de iniciada a obra.

A verdade é que se um lado oferece ou se submete a pagar importâncias e o outro exige ou aceita a propina, ambos estão igualmente envolvidos na maracutaia, não importando muito quem teve a iniciativa da fraude. Esta atinge a todos, sendo bizantina a discussão sobre a iniciativa do crime. Aceita a propina ou a chantagem, corruptos e corruptores são farinha do mesmo saco.

Por esse motivo, nações sérias criaram leis que criminalizam tanto o corruptor, que costuma posar de vítima de uma chantagem, quanto o corrupto, que exigiu ou aceitou vantagem indevida, que será incluída no preço final do produto ou serviço e será paga pelos contribuintes, que sempre acabam pagando por tudo.

Os órgãos estrangeiros responsáveis pelo acompanhamento da lisura dos contratos firmados por empresas de suas nações estão investigando suas ligações com a Petrobras. Anuncia-se a aplicação de pesadas multas caso fique comprovado envolvimento da companhia – que tem ações negociadas em bolsas estrangeiras, o que a coloca sob a lupa desses países – em negociatas ou desvio de verbas, o que prejudica os investidores estrangeiros.

Em caso extremo, pode nossa petroleira, há pouco tempo motivo de grande orgulho para todos nós, ser impedida de negociar seus papéis nas bolsas estrangeiras, por fraude e manipulação de dados financeiros e patrimoniais, divulgando informações falsas aos investidores.

Não é sem motivo, por isso, que as ações da empresa vêm sofrendo grande desvalorização nas bolsas, acumulando perdas bilionárias e chegando a ponto de seu valor no mercado ser inferior a seu valor patrimonial.

À roubalheira, acrescente-se a péssima gestão por diretorias infiltradas por diretores e funcionários indicados por partidos políticos, principalmente o PT, funcionários esses cuja única missão era a de desviar recursos da empresa para seus bolsos, os de seus chefes e o cofre de seus partidos.

Para completar o inferno astral, o governo federal, principal acionista da Petrobras, manteve congelado por muito tempo o preço de venda dos combustíveis no mercado interno, o que aumentou o prejuízo da companhia. Assim procedendo, pretendia a governante evitar os efeitos inflacionários desse aumento, criando uma imagem positiva no seio do eleitorado.

Por uma série de acontecimentos inesperados, a bomba explodiu no colo do governo, que terá que descascar o abacaxi que produziu, não podendo lançar a culpa em ninguém, reclamando de uma suposta “herança maldita”. Colhe exatamente o que plantou.

O pior é que, tudo indica, ainda não se chegou ao fim das investigações e o prejuízo, já na casa das dezenas de bilhões de reais, pode aumentar.

Gen Clovis Purper Bandeira – Editor de Opinião do Clube Militar

Outros artigos/notícias

Campanha de Atualização de Dados Cadastrais
Clube Militar

O Clube está distribuindo e solicitando o preenchimento de uma ficha de atualização de dados cadastrais para que seja restituída por e-mail ou mesmo obtida e completada diretamente na Sede Central ou na Sede Lagoa, aproveitando a sua ida em algum momento.

Principal líder do Espiritismo, Divaldo Franco quebra silêncio e faz texto sobre ‘Especial de Natal’ do Porta dos Fundos
Blog do Beck

Uma das principais vozes e lideranças do Espiritismo no Brasil e no mundo, o médium baiano Divaldo Pereira Franco quebrou o silêncio e publicou artigo nesta quinta (9), no jornal “A Tarde”, opinando sobre o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”, exibido pela Netflix.

Análise: Morte de Soleimani é um evento sísmico no Oriente Médio
Michael Doran

Mais do que qualquer outra operação militar americana desde a invasão do Iraque, o assassinato do general e comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, é um evento sísmico.