ARTIGO / NOTÍCIA

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2016

Gen Div Clovis Purper Bandeira - Editor de Opinião do Clube Militar

“O FIM DO PRINCÍPIO”

“Isto não é o fim. Não é sequer o princípio do fim. Mas é, talvez, o fim do princípio.” Winston Churchill (1874 – 1965)

São cada vez mais frequentes as referências ao final da Operação Lava-Jato.

Uns atribuem o pretenso final a uma trama dos políticos que veem as investigações chegando cada vez mais próximas de seu nome. Outros, a certa manobra maquiavélica de cabeças coroadas para evitar novos desdobramentos, envolvendo outras estatais e fundos de pensão das mesmas, ou o BNDES, ou repasses para “movimentos sociais” esquivos e quase fantasmas, abastecidos no caixa do Tesouro, que o governo do PT julgava inesgotável.

É verdade que a Lava-Jato vai acabar mais cedo ou mais tarde. No entanto, seu exemplo aí está e renderá frutos, como já acontece com relação à Eletrobrás, às obras da Copa e da Olimpíada, ao mensalão tucano, ao governo petista de Minas Gerais e a outros golpes e falcatruas envolvendo políticos e empresários financiados pela bolsa da viúva.

Consta que as últimas delações sobre os desvios na Petrobras já não têm apresentado grandes novidades. Assim, a Lava-Jato deverá ser encerrada em tempo relativamente breve.

É possível que estejamos apenas esperando a solução final sobre o envolvimento de Lula e Dilma para colocar a cereja em cima do bolo e acabar com a operação, que na verdade continuará em outros lugares, com outros alvos e nomes, mas usando o triângulo que tão bem funcionou até agora – MP, PF e Judiciário.

Há outros juízes tão dedicados e capazes quanto o Juiz Sérgio Moro.

O exemplo da Lava-Jato há de frutificar, apesar das intervenções às vezes inexplicáveis de certos Ministros do STF.

Estamos apenas no fim do princípio.

Outros artigos/notícias

Notícia Ruim
Valter Nagelstein

O que é um comportamento natural?

Opinião e Princípios
Gen Antonio Hamilton Martins Mourão

A legítima defesa da democracia está fundada na prática da tolerância e do diálogo.

Manifestação anti-democrática na Arena Itaquerão
Major-Brigadeiro Jaime Rodrigues Sanchez

Os inimigos do Brasil apertam cada vez mais o cerco contra o governo e iniciaram uma nova fase do seu plano de desestabilização do país.