ARTIGO / NOTÍCIA

Clube Militar

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2016

Gen Gilberto Pimentel - Presidente do Clube Militar

“UMA QUESTÃO DE AMOR AO PRÓXIMO”

A campanha denominada “Dez Medidas Contra a Corrupção” já tramita na Câmara dos Deputados como um projeto de lei de iniciativa popular. Elaboradas pelo Ministério Público brasileiro, as dez medidas foram assinadas por 2,2 milhões de pessoas e contaram com a participação de mais de mil instituições, dentre elas o nosso Clube Militar.

Sobre o tema, assim se pronunciou com extrema felicidade o procurador Deltan Dallagnol em recente palestra: “O combate à corrupção no Brasil é questão de amor ao próximo, de serviço à sociedade”. Pura verdade.

O procurador chefia a força-tarefa da Lava Jato que se transformou num símbolo da sociedade na luta contra o crime do colarinho branco.
Dallagnol faz parte de uma jovem geração de profissionais do Direito no Brasil. Ele e seus companheiros são filhos de novas correntes que aproximam o Direito dos anseios da sociedade. Trata-se de um Direito mais objetivo e aberto aos tempos atuais.

A velha tradição vem sendo posta de lado. Agora é o Direito baseado mais na jurisprudência e nas decisões dos tribunais do que apenas no texto frio, e às vezes ultrapassado, da lei.

As dificuldades a enfrentar são e serão imensas. Desde a reação da tradição positivista de velhos magistrados e, pior, ao envolvimento criminoso de políticos no exercício do poder, incluindo governantes.

O papel da sociedade será crucial nessa luta por um Brasil melhor. Se é para avançar, mais do que com palavras é preciso que a coletividade pressione dirigentes e Congresso na luta por uma ampla reforma da Justiça criminal, aí incluídos o apoio irrestrito a Lava Jato, às Dez Medidas Contra a Corrupção, além de uma ampla reforma do nosso sistema político.

Outros artigos/notícias

Discurso polêmico de Bolsonaro sobre coronavírus tem apoio de militares
Estadão

A narrativa do presidente Jair Bolsonaro de que há uma “histeria” de governadores e da imprensa na condução da crise envolvendo a pandemia do novo coronavírus encontra respaldo entre integrantes do Alto Comando das Forças Armadas.

COMUNICADO – Tesouraria
Clube Militar

Pagamento de boletos em dia.

Quarentena com Fome
Priscilla Negrão

O impacto social e econômico do isolamento a longo prazo no Brasil pode ser devastador.