Outubro Rosa – Um mês ou uma vida?

06/10/2022

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, visando alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Ao iniciar o Ciclo de Palestras deste mês, o Clube Militar recebeu a Dra. Andréa Zabaleta Cabo, especializada em advocacia, administração, pedagogia na área de direito e coach.

A Dra. Zabaleta cumpriu seu objetivo que era informar os direitos das mulheres correlatos, pois, muitas vezes, estão limitadas a poucos acessos aos planos de saúde e rotinas médicas, bem como aos preventivos ginecológicos.

A palestrante relatou a importância de recorrer aos direitos médicos e explicou o processo e sensibilidade que devemos ter com as mulheres que estão passando por problemas psicológicos e baixa auto-estima por portarem a doença.

Ainda, orientou como funcionam as leis para mulheres que são portadoras dessa doença, tal como a lei “Aceso à mamografia”, que prevê a realização dos exames de mamografia, citopatologia e colonoscopia e a lei “reconstrução mamária”, que garante àquelas que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de tratamento de câncer, o direito à cirurgia plástica reconstrutiva. Ambas devem ser realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestra foi finalizada com bate-papos importantes entre os participantes e a Dra. Zabaleta.

O evento ocorreu no dia 06 de outubro, quinta-feira, às 14 horas no auditório Sena Madureira, situada no 7° andar da Sede Principal do Clube Militar.