Doação de Espadas na AMAN

Data do evento: 25 / 09 / 2011

No dia 25 de setembro, em formatura do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, o Clube Militar realizou a entrega de 18 espadas doadas por seus sócios, já na reserva, para Cadetes as usarem após a declaração de Aspirantes a Oficial.

A solenidade contou com a presença do Comandante da AMAN, Gen Arruda, do 1º Vice-presidente, Gen Castro, e dos Cel La Porta e Thüller, do Clube Militar.

Após a entrega das espadas, pelos representantes do Clube, o Gen Castro entregou um cheque para o presidente da Sociedade Acadêmica Militar,  como contribuição para a festa do Aspirantado.

O Gen Castro proferiu a seguinte alocução, visando motivar os futuros Oficiais do Exército a se associarem ao Clube Militar:

É uma imensa satisfação estar no Pátio Tenente Moura, 43 anos após ter aqui estado em forma pela primeira vez, como candidato à Cadete.

Estou aqui como 1º Vice-presidente do Clube Militar.

O Clube é uma entidade civil que congrega oficiais das Forças Armadas e civis, e busca representar seus associados, defendendo Forças Armadas prestigiadas e apoiadas pelos sucessivos Governos Federais.

Ao longo dos seus 125 anos influenciou diversos momentos da História de nosso país, tais como a abolição da escravatura, a proclamação da República, a revolução de março de 1964, dentre muitos outros.

No passado praticamente todos os aspirantes se associavam ao Clube, o que garantia grande “peso específico” às opiniões por ele emitidas.

Atualmente conta com poucos jovens oficiais em seu quadro de sócios e para reverter esta situação está desenvolvendo diversos projetos, dentre os quais gostaria de citar dois.

Projeto Novos Camaradas:

Todos os Cadetes são sócios gratuitos, podendo desfrutar das atividades sociais, culturais e esportivas nas Sedes Central, Lagoa e Cabo Frio, bem como usufruir dos descontos dos nossos convênios, inclusive alguns em Resende e Penedo;

Os Aspirantes podem associar-se pagando mensalidade simbólica por cinco anos, prazo para que conheçam melhor as atividades por nós desenvolvidas.

Projeto Círculos Militares:

Estamos buscando convênio com os Círculos das diversas Guarnições do Exército, de forma a que nossos sócios, servindo nestas Guarnições, também sejam sócios dos Círculos.

Para finalizar gostaria de parabenizá-los por terem abraçado a Carreira das Armas.  Sem dúvida não é a melhor remunerada do país, mas certamente nos garante grandes satisfações pessoais. Esta realização é caracterizada pela superação de óbices de toda natureza e pela condução de nossos subordinados, em segurança, para o cumprimento das missões recebidas.

Esta vibração e entusiasmo é que levou 19 oficiais, com muitos anos de serviço, já na reserva, atendendo uma Campanha do Clube Militar, a doarem suas espadas para que novos oficiais continuem empunhando-as e honrando-as nos mais diversos rincões do Brasil.

A solenidade encerrou-se com o desfile do Corpo de Cadetes.

Outros eventos

Lagoa Musical – Março
Lagoa Musical - Março
15 / 03 / 2020

Venha se divertir com muita música nas tardes de domingo da Sede Lagoa!

Diretor do Centro Cultural Correios é homenageado no Clube Militar
12 / 03 / 2020

Ednor foi parabenizado pelo Gen Eduardo pela forma como administrou a exposição. Ao receber um quadro como homenagem, Ednor citou como o acervo do Clube é rico.

Domingo da Garotada
08 / 03 / 2020

Brincadeiras para a garotada com a participação de animadores profissionais.