Quando Digo Não, Me Sinto Culpado

Data do evento: 28 / 07 / 2021

Rio de Janeiro, 29 de julho 2021

Na tarde desta quarta-feira (28), no auditório localizado no 7° andar, da Sede Principal do Clube Militar, foi retomado, presencialmente, o Ciclo de Palestras Sena Madureira, já tradicional na Instituição, mas que a pandemia impôs, por um período, tornar-se virtual.

O Diretor de Comunicação Social, Coronel Ivan Cosme, palestrou sobre o tema: "Quando digo não, me sinto culpado", baseado no livro do Dr. Manoel J. Smith. Um problema pessoal levou sua terapeuta a recomendar-lhe a leitura deste livro que culminou por mudar sua vida.

É um tema bastante relevante para a sociedade moderna, um pouco delicado, mas com objetivo nítido de reforçar a importância de sabermos solucionar os problemas do dia a dia, aumentando a capacidade que temos para enfrentá-los. De início, destacou que o ser humano tem três problemas psicológicos sérios: lidar com o não, com a culpa e aceitar a si mesmo. É verdade ou não é? Você já parou para refletir sobre isso?

Abordou, também, as manipulações e contra manipulações que vivenciamos em nossos relacionamentos, os modos de fazer o outro se sentir culpado e como fugimos, disfarçadamente, desses obstáculos.

O Coronel deu exemplos da própria vida e destacou dez direitos autoafirmativos que devemos conhecer e usar em nossas vidas.

Para o engenheiro civil Hortencio Fernandes, presente no auditório, a citação do trecho do mestre de meditação Tadashi Kodomoto, que o Coronel citou no final da palestra foi o que mais o marcou: ‘‘Se o caminho que você escolheu tem amor, é um bom caminho. Se o caminho que você escolheu tem Deus, é um bom caminho. Este deve ser o seu propósito de vida”. Se o ser humano pudesse agregar esses conceitos a sua experiência de vida, a vida seria muito mais fácil de levar, afirmou Hortencio.

Ainda foi realizada uma breve dinâmica sobre a teoria chamada Disco Quebrado, uma das técnicas autoafirmativas elencadas. Muitos dos presentes se identificaram com diversas passagens da conferência.

O Presidente do Clube, Gen Div Eduardo José Barbosa, finalizou cumprimentando o conferencista e convidando a todos para conhecerem a Sala dos Sócios que foi inaugurada cerca de um mês, localizada no 4° andar do prédio.

Você pode conferir todo conteúdo da palestra no Youtube, através do link abaixo:

Outros eventos

Oratória: Arte de vencer
27 / 10 / 2021

Eduardo Neves, Professor do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região estará ministrando uma palestra em nossa Sede Principal. Venha desenvolver sua oratória e conhecer a arte da persuasão.

Dia da Garotada
12 / 10 / 2021

Nesse dia das crianças venha para o Telhadão e Parquinho Infantil que a diversão é garantida. Presença de mágico, heróis e princesas. Seu filho não pode ficar de fora!

Bazar Moda e Arte
03 / 10 / 2021

Bazar com diversos itens de moda masculina, feminina, artesanato e acessórios.