Novidades, atividades, história.

REVISTA DO CLUBE MILITAR

Editada trimestralmente e disponibilizada em formato impresso, tradicional, e digital.
Os leitores, sócios e todos aqueles que a Revista alcança, podem avaliar o conteúdo, a apresentação, a diagramação e a qualidade do texto, bem como outros aspectos que possam servir para aprimorar cada vez mais as edições. Participe da pesquisa de opinião e contribua para o seu aprimoramento. A Direção e o Conselho Editorial agradecem a colaboração.

• Clique na imagem da capa para ver o conteúdo.

HISTÓRICO DA REVISTA DO CLUBE MILITAR

O Clube Militar, a Casa da República, foi fundado em 26 de junho de 1887, como um grêmio composto das classes militares e que tinha por objetivo “advogar os seus direitos, dentro da órbita legal.” Consta da ata de criação que o clube deveria ter uma Revista para veicular as ideias de interesse da agremiação.

Passaram-se 39 anos para que, em 15 de novembro de 1926, fosse lançado o primeiro número da Revista do Clube Militar que tem pautado atender àqueles interesses, congregando os militares das Forças Singulares no desejo de manter a dignidade e a respeitabilidade das Forças Armadas e participantes das grandes causas nacionais; a esta luta agregaram-se civis que propugnam pelos mesmos ideais de manutenção da Democracia, da Soberania, da Unidade Nacional e do Patriotismo.

Ao longo de toda a sua existência, prestes a completar 85 anos, tendo sofrido duas pequenas interrupções, nos idos de 1950/1951 e no período de 1964/1969, vem cumprindo os objetivos almejados por seus idealizadores, contando, para tanto, com a colaboração ativa de artigos escritos por articulistas militares e civis que externam suas opiniões livremente, quer sobre aspectos voltados para a História do Brasil e das Forças Armadas, em especial sobre a Força Terrestre, quer sobre aspectos conjunturais de interesse nacional e internacional.

A Revista do Clube Militar passou por várias transformações não só em relação à periodicidade da expedição, quanto ao aspecto gráfico, este fruto da evolução tecnológica em todo o período considerado.