Sede Principal

Após sua criação, em 26 de junho de 1887, o Clube Militar começou a funcionar, provisoriamente, na sede do Clube Naval.

Somente em 1910, passou a ocupar o prédio situado na, então, Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Santa Luzia.

Atualmente, em pleno centro empresarial da cidade, estamos na saída da estação Cinelândia do metrô e desfrutando de uma parada do VLT, o mais recente meio de transporte do Centro do Rio de Janeiro e dispondo, ainda, do privilégio de ter como vizinhos a Câmara Municipal, o Passeio Público, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, além de vários espaços culturais nas redondezas.

A Sede Central mantém em seus compromissos tradicionais com o incentivo à cultura e aos negócios.

Topo Sede Central

Salão Tuiuti

Salao Tuiuti 04

O Salão Nobre do Clube Militar, situado no 5º andar, é um belíssimo espaço com destaque para a obra “Salve a Independência”, alegoria cívica, oferecida pelo Ministro da Guerra ao Clube Militar, em 1942, de autoria do pintor Manuel Pereira Madruga Filho.

Nele são realizadas palestras, sessões solenes, bailes de gala e o Salão de Artes Plásticas organizado pelo Clube. Também abriga o Espaço Cultural com exposições de artes.

Salão Monte Castelo

Salao Monte Castelo 01

No 3º andar, debruçando sobre a Cinelândia, funciona o Salão Monte Castelo.

O espaço já foi utilizado  como restaurante e para eventos do Clube, além de bodas, aniversários e eventos diversos, mediante aluguel aos interessados.

Funcionamento:
Os almoços são de 2ª a 6ª feira, das 11h às 15h e os eventos, sob consulta. Contato: (21) 3827-0918.

Salão Ten. Jaime Benevolo

Salao Ten Jaime Benevolo 01

Situado no 18º andar, tem uma vista exuberante para a Cinelândia, e ao longe a charmosa praça Paris.

Nesse espaço são realizado eventos do Clube, podendo ser alugado por sócios e não sócios.

Auditório Sena Madureira

Auditorio Sena Madureira 01

Situado no 7º andar, tem capacidade para 98 pessoas e é utilizado em reuniões, palestras, debates e outras atividades próprias a se desenvolverem em auditórios pelo Departamento Cultural do Clube e por nossos sócios.

Espaço Casa da República

O Espaço da Casa da República, mais conhecido como “Sala do Sócio”,  é um aprazível lugar e foi pensado para o conforto dos sócios. É ideal para momentos de relaxamento, como sentar para tomar um cafezinho, ler um livro ou esperar pelo início de alguma palestra realizada na Sede Principal.

As salas possuem poltronas, sofás confortáveis, televisão e um ambiente aconchegante que fazem do espaço um lugar tranquilo. No local também tem xerox, caso algum associado possa necessitar. Se trata de um ponto de paz na correria do dia a dia.

De 2ª a 6ª feira no 4º andar, das 11h às 16h30min da Sede Principal

Biblioteca Olavo Bilac

Localizada no 6º andar, com mobiliário de 1901, conta com obras raras, permitindo estudos e consulta por parte dos sócios e da comunidade científica.

Seu acervo está integrado com a REDEBIE (Rede de Bibliotecas do Exército) e à REBIMD (Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa), que reúnem os acervos de mais de 150 estabelecimentos, incluindo as bibliotecas das Escolas de Estudos Militares, integrando recursos informacionais por meio de rede compartilhada.

De 2ª a 6ª feira, das 12h às 17h30min

Acervo Cultural

Acervo Cultural 01

Foi criado com a finalidade de guarda, catalogação e pesquisa, preservação e exposição do Acervo Histórico e Artístico do Clube Militar.

Cerca de 2500 peças fazem parte de todo o Acervo, que é diversificado, compreendendo as categorias de pintura, escultura, desenho, gravura, mobiliário, armaria, indumentária, documentação, fotografia, medalhas e objetos.

Proporcionamos exposições de artes plásticas no Espaço Cultural (5º andar), abertas ao público em geral. Para expor suas obras de arte, entre em contato com o Acervo Cultural.

Secretaria Geral

Secretaria Geral 01

É responsável pelo cadastramento e atualização dos sócios, confecção da carteira social, além de reservas nos hotéis dos Círculos Militares da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Equador.

De 2ª a 6ª feira, das 12h30 min às 17h30min , no 12º andar

Salão de Beleza

Beleza, moda e estética para atender o público feminino e masculino. Alguns dos serviços prestados são hidratação, nutrição, botox capilar e escova progressiva, corte de cabelo, manicure e pedicure. Devido a pandemia, o salão está atendendo apenas com hora marcada, para evitar aglomerações. Os sócios podem usufruir de desconto de 10%.

De 2ª a 6ª feira, das 11h às 16h30

SAS

A Seção de Assistência Social dispõe de convênios com planos de saúde, odontológico e funeral, além de disponibilizar o Guia da Parceria com empresas de especialidades variadas, dentro e fora do Brasil, para que o nosso sócio garanta desconto em compras e serviços.

De 2ª a 6ª feira, das 12h às 17h30min

CHI

A Carteira Hipotecária e Imobiliária do Clube Militar está à disposição dos sócios interessados em financiamento de pequenas reformas de imóveis como orienta a respeito de aquisição de imóveis novos e usados.

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 12h 30min às 17h 30 min, no 14º andar.